Os transtornos de ansiedade costumam apresentar características de medo e ansiedade em excesso, além de e perturbações comportamentais relacionadas. Essa é a classificação oficial segundo o texto do DSM-V. Ainda de acordo com o DSM-V, os transtornos de ansiedade são diferentes de meras sensações de medo ou ansiedade por serem excessivos ou persistirem além de períodos considerados apropriados. O manual também destaca as características dos vários tipos de transtorno de ansiedade.
TIPOS DE ANSIEDADE
Transtorno de ansiedade de separação;
Mutismo seletivo;
Fobia especifica;
Fobia social;
Transtorno de pânico;
Agorafobia;
Transtorno de ansiedade generalizada;
Transtorno de ansiedade induzido por substância medicamento;
Transtorno de ansiedade devido a outra condição medica;
Outro transtorno de ansiedade especificado;
Transtorno de ansiedade não especificado.
CRITÉRIOS
São considerados critérios diagnósticos de acordo com o DSM-V:
Preocupação persistente em excesso por eventos indesejados;
Afastamento de casa ou de figuras importantes;
Perda por morte de entes queridos;
Recusa em sair de casa;
Relutância em dormir sozinho, entre outros.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Sudorese;
Falta de ar;
Náusea e vômitos;
Dificuldades para dormir;
Dores de cabeça;
Irritabilidade;
Tremores;
Tensão muscular;
Sensação de fraqueza ou cansaço.
O transtorno de ansiedade requer atenção médica pra ser possível receber a indicação de tratamento adequada. Afinal, cada paciente tem necessidades diferentes que podem ser atendidas por abordagens bem distintas.
TRATAMENTOS
Psicoterapia: A psicoterapia é geralmente conduzida por um psicólogo. O objetivo dela é ajudar o paciente a descobrir e lidar com as raízes e gatilhos de seu quadro de ansiedade.
Medicamentos: O uso de medicamentos receitados por um profissional médico, como é o caso de um psiquiatra, também costuma fazer parte de um tratamento contra a ansiedade.
Tratamentos complementares: Existem outras formas de tratar um transtorno de ansiedade que servem como complementos aos métodos clássicos. Ou seja, são iniciativas que aumentam as chances de sucesso de tratamentos como a psicoterapia e o uso de medicamentos. Exemplo: meditação e atividades físicas.
REFERÊNCIAS
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Comments