O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publica a nova edição da Cartilha de Avaliação Psicológica, que traz às(aos) profissionais da Psicologia informações de natureza ética, teórica e metodológica sobre a avaliação psicológica, e tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços psicológicos oferecidos à sociedade brasileira.
A publicação foi elaborada pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP com o objetivo de orientar a categoria e os Conselhos Regionais de Psicologia em questões relativas à avaliação psicológica no exercício profissional da(o) psicóloga(o).
Sumário composto por:
- Questões gerais sobre avaliação psicológica.
- Questões sobre o uso dos testes psicológicos.
- Avaliação psicológica no trânsito.
- Avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo.
- Avaliação psicológica em concurso público.
- Avaliação psicológica no contexto das cirurgias eletivas.
- Avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho.
- Avaliação psicológica no contexto da aviação.
- Avaliação psicológica para pessoas com deficiência.
- Referências
- Anexos
O que é Avaliação Psicológica?
A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer metodologias específicas. A Resolução CFP nº 9/2018, em vigência, define a Avaliação Psicológica como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
Qual é a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica. Na literatura científica é assinalado que a avaliação psicológica deve considerar o contexto em que o avaliando está inserido, atentando para seus determinantes biopsicossociais. A avaliação psicológica refere-se a processo. Embora pareça que a distinção entre avaliação psicológica e testagem psicológica esteja superada, é imperioso que as práticas psicológicas incorporem tais diferenças.
Confira a cartilha clicando aqui: CARTILHA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2022
Referência:
Conselho Federal de Psicologia
https://site.cfp.org.br/